As serras circulares são ferramentas muito eficazes e duráveis, se usadas de forma correta. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de como utilizar e fazer a manutenção correta das suas serras circulares.
Segurança na utilização da serra
É muito importante utilizar a serra em máquinas rígidas e sem vibrações, para que não haja a possibilidade de trepidação durante o processo.
A maneira correta de fixar a sua serra circular é com flanges de fixação com furos perpendiculares em relação às faces de apoio, que devem ser paralelas entre si. Lembrando que os flanges de fixação devem ter o mesmo diâmetro, que deve ser o maior possível, nunca inferior a um terço do diâmetro da serra montada.
Higienização
Sempre higienize a serra antes de colocá-la na máquina. Você pode utilizar diluentes para remover resinas de madeira do corpo da serra. Também é necessário manter limpos os anéis separadores e os flanges de fixação.
Manutenção e cuidados
Quando as serras começam a perder o fio, significa que está na hora de afiá-las. Ao realizar a afiação respeite os ângulos originais dos dentes. Para afiar, é preciso utilizar rebolos apropriados e manter uma refrigeração abundante.
Lembrando também que a abertura máxima do furo original recomendada é de 20mm. Qualquer valor acima dessa medida pode resultar no comprometimento da tensão da serra. Por fim, antes de iniciar o corte do material, verifique se a serra está bem bloqueada, não tendo o risco de rodar sobre o eixo.
Seguindo estas dicas você sempre terá seu material de trabalho em dia e organizado.
Precisou de serras circulares?
Entre em contato com nossa equipe ou vá até a loja de materiais mais próxima de você e solicite as ferramentas Fepam.
Comments are closed.