O metal duro (widia), para quem trabalha com usinagem, já é um elemento conhecido. Nessa área, é necessário cortar inúmeros materiais e essa não é uma tarefa que pode ser realizada com qualquer ferramenta. Por isso, utiliza-se o metal duro.
Conheça o Metal Duro
Nos primeiros anos do século 20, descobriram a capacidade das máquinas de usinar o aço em uma alta velocidade. Tudo isso, devido à presença de partículas de carboneto na matriz metálica. Assim, o próximo passo viria ao produzir as ferramentas cortantes desse material, de puro carboneto de tungstênio.
Os processos de usinagem utilizam muito o material cortante. Isso se deve ao fato deste material possuir uma combinação de alta resistência ao desgaste e grande resistência à compressão, permitindo então excelentes avanços e velocidades de corte, tornando os trabalhos muito mais ágeis e rápidos.
Na atualidade…
Assim, hoje o metal duro se trata de uma liga de tungstênio feita através de um processo conhecido como metalurgia do pó. Obtem-se pela prensagem e sinterização de uma mistura de carboneto e outros materiais de menor ponto de fusão, chamados de ligantes. Tais como o cobalto, níquel, titânio, cromo ou uma combinação deles. Consegue-se as maiores durezas com baixos teores de ligante e tamanho de grão reduzido. Por outro lado, aumentar o teor de ligante e/ou o tamanho de grão obtém maior tenacidade.
Deve-se aplicar o metal duro, dividido em classes, buscando a melhor estabilidade e rendimento do processo. A classe K é utilizada para corte de madeira e derivados e varia de K01 a K40. Quanto maior o número, menor a dureza e maior a tenacidade (capacidade de resistir ao impacto). De modo geral, as classes mais duras (K01 ou K05) usam-se em materiais com maior abrasividade como MDF, MDP, etc. No entanto, para as madeiras mais macias utilizam-se as classes mais tenazes (K10 e K20).
Devido a sua dureza muito grande, as peças podem se quebrar se expostas a esforços muito grandes. Dessa forma, a indústria metalúrgica precisou se adaptar, desenvolvendo formas de proteção e novas geometrias de corte. Atualmente, o metal duro é utilizado em diversos tipos de ferramentas. Desde serras até tornos e limas. Entre suas vantagens estão a resistência ao desgaste e à compressão, possibilitando uma utilização ampla.
Entre em contato com a nossa equipe, conheça nosso catálogo de produtos e saiba onde você pode encontrar as ferramentas Fepam.
Telefone: 51 3592.9952
fepam@fepamferramentas.com.br
Comments are closed.