Um dos principais pontos de influência na qualidade do acabamento do corte de uma serra e também na durabilidade da ferramenta é a velocidade de corte que determina a rotação da serra na máquina utilizada.
Por conta disso, preparamos um material explicativo sobre estes pontos essenciais na vida de quem trabalha com o processamento de diversos materiais, além de como identificar a Rotação por Minuto (RPM) da máquina.
A importância da velocidade de corte
A velocidade de corte utilizada nas serras circulares depende diretamente do material a ser processado e da composição da ferramenta. Em suma, as indústrias buscam encontrar um elemento cortante ideal para possibilitar o aumento da velocidade de corte, proporcionando cada vez mais produtividade no processamento da madeira, alumínio ou materiais compostos.
Rotação e velocidade
A rotação de uma serra circular é diretamente influenciada pela velocidade de corte e pelo diâmetro da ferramenta. Desta forma, quanto maior o diâmetro da serra, menor deverá ser a rotação da mesma. Por conta disso, vale destacar que cada tamanho, tipo e aplicação de serra necessita de uma rotação e de uma velocidade de corte ideal, a fim de gerar um corte preciso e acabamentos de qualidade.
Utilização errada em serras circulares
Quando usamos uma velocidade de corte acima do indicado, a vida útil da ferramenta é comprometida, o que resulta em uma maior frequência de afiações, aumentando os custos. Por outro lado, quando utilizada uma velocidade menor que o indicado, o acabamento piora e o rendimento do processo cai e ainda há a possibilidade de quebra da ferramenta.
Já quando usamos uma velocidade de corte acima do indicado, a vida útil da ferramenta é comprometida, o que resulta em uma maior frequência de afiações, aumentando os custos. Por outro lado, quando utilizada uma velocidade menor que o indicado, o rendimento do processo cai e ainda há a possibilidade de quebra da ferramenta.
Como determinar a rotação da serra circular
O primeiro passo para otimizar a sua produção é identificar qual a rotação ideal a ser utilizada. Em suma, para obter a RPM, temos que buscar a velocidade de corte ideal, geralmente obtida em tabelas.
Exemplo de tabela com velocidades de corte utilizando serras de metal duro nos seguintes materiais:
- Madeira Macia – 50-90m/s
- Madeira Dura – 50-80m/s
- MDF – 40-60m/s
RPM = VC x 60000
Ø x 3,14
Exemplos:
- Serra Ø250mm para corte de MDF a rotação ideal fica entre 3000 e 4500 RPM;
- Serra Ø350mm para corte de MDF a rotação ideal fica entre 2200 e 3300 RPM;
- Serra Ø400 para madeira macia a rotação ideal fica entre 2400 e 4300 RPM.
Conte com a Fepam Ferramentas para facilitar os seus trabalhos de beneficiamento de madeira, tanto para tirar suas principais dúvidas quanto o uso de nossas ferramentas, como para desenvolver produtos inovadores e de qualidade para o seu processo!
Comments are closed.